Entenda as diferenças entre Editora musical, Gravadora e Associação de Direitos Autorais

Você sabe o que é uma Editora Musical? Quais são os serviços que ela oferece e qual a importância para compositores e interpretes? Continue lendo este post e descubra o que é, e o que faz uma editora musical e assim como os demais órgãos ligados ao cenário autoral.

Nós da New Music, sabemos que um dos grandes desafios para músicos, compositores/autores e intérpretes é estar por dentro das normas e conhecer as estruturas que fazem parte do cenário autoral. Saber quais as funções e competências de cada órgão é muito importante.

E é essencial que você saiba, as respostas para perguntas como: Para que serve uma Editora Musical? O que é uma Sociedade Autoral, o que significa ECAD? Qual a diferença entre Selo e Gravadora?, E o que é direito autoral e direito conexo?

Editora e gravadora New Music


Editora Musical

A Editora Musical é a responsável por administrar e impulsionar todo o acervo musical (composições) dos seus compositores/autores. É ela quem promove autoriza e licencia a utilização de uma música para às diversas modalidades de sua utilização, como as gravações, comercialização de CDs, DVDs, arquivos digitais, sincronizações audiovisuais em cinema, TV, etc.

A principal tarefa da Editora Musical é zelar e proteger as obras musicais para que haja a correta liberação do uso e o devido pagamento nos seus mais diversos formatos. Além disso ela coordena a promoção e publicação de obras musicais dos seus compositores/autores.

A Editora ainda irá trabalhar para que sua obra seja apresentada de forma correta ao artista ou intérprete que melhor se enquadre ao perfil da obra. Fazendo o aproveitamento e uso correto do seu material. Mas lembre-se, para que isso ocorra, é importante que você escolha uma Editora Musical que tenha bom trânsito no meio artístico.

Essa ação é a que definirá se sua obra ficará parada ou se estará em evidência na próxima estação. Fique atento, afinal, essa escolha será capaz de influenciar no tamanho do seu faturamento com direito autoral e conexo.

ECAD

O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição. É o responsável por arrecadar e distribuir os valores recolhidos pela execução públicas das músicas.

Todos os eventos e shows pagam taxas ao ECAD. E os valores pagos variam de acordo com o tamanho do local, capacidade de público, previsão de arrecadação de bilheteria, etc. Por exemplo, uma festa pequena pode gerar despesas com valores de até quatrocentos reais com o ECAD. Enquanto um grande evento pode custar aos organizadores até quatrocentos mil reais em taxas de execução.

Deste valor arrecado, cerca de 80% é distribuído entre os titulares de cada obra executada e os outros 20% são utilizados para manutenção do ECAD. Esse montante é dividido pelo número de obras executadas no evento, e rateado entre os titulares (compositor/autor, músicos, arranjador, produtor fonográfico, e intérpretes).

Selo

Originalmente o Selo era uma repartição de uma gravadora que ajudava a projetar um estilo musical ao seu nicho. Por exemplo, a EMI, uma das maiores gravadoras do mundo, lançava de POP a Jazz, para poder cuidar de cada estilo, ela lançava um “selo” POP com um colaborador responsável por todo aquele conteúdo.

Hoje, com as mudanças do cenário para as grandes indústrias das gravadoras, os selos passaram a ocupar um espaço maior e muito mais significativo. Por trabalharem com nichos específicos os Selos ganharam a capacidade de se manterem sozinhos e hoje são conhecidos com as “gravadoras 2.0”.

Gravadora

As Gravadoras são empresas que têm a finalidade de cuidar dos artistas. Elas cuidam da escolha do repertório ao pagamento dos custos de investimento em CDs, DVDs, Clipes e investimentos para projeção de crescimento de carreira. E são responsáveis, de maneira geral, por grande parte do financiamento e sucessos do meio artístico.Mas, tudo depende, é claro, do formato em que o contrato é elaborado.

Uma das vantagens em se trabalhar com uma Gravadora, é que ela pode garantir, por exemplo, uma estrutura física e organizacional, que o artista sozinho, e com recursos limitados, dificilmente iria alcançar.

Entre os serviços oferecidos pelas Gravadoras estão: produção, gravação, escolha de repertório, arte para os discos, distribuição, venda, planejamento de marketing e distribuição digital. Enfim, tudo que o artista precisa para focar em seu trabalho, sem perder tempo com planejamento e gestão artística.

direitos autorais

Associação de Direitos Autorais

Enquanto a Editora cuida da obra, e dos direitos autorais a Associação cuida das execuções públicas e sua arrecadação.

A Associação de Direito Autoral é quem determina as diretrizes autorais. Fazendo a ponte entre os titulares (compositor/autor, músico, editor, intérprete, etc) e o ECAD.
É na Associação de Direito que a Editora irá cadastrar suas músicas. Esse processo garante que todos os titulares tenham seus direitos protegidos.

Aliás, é bom lembrar que é neste momento do processo que será definindo ainda o percentual que cada titular vai receber. Tenha em mente que essa é uma negociação individual obra a obra, e que você irá precisar do auxilio de uma Editora para este passo.
Como você pode ver é um sistema bastante complexo, e que necessita de um certo grau de conhecimento. Afinal, cada instituição tem seu papel.

E se você não quer ficar perdido em dúvidas sobre suporte, fichas cadastrais, formatos ideais de guias musicais e papeladas sem fim. Ou pior ter uma obra desviada de suas intenções iniciais, ou até mesmo roubada o melhor é que você tenha uma Editora que possa trabalhar para você. Te deixando livre para produzir, compor ou interpretar.

Ficou com alguma dúvida? Escreva aqui nos comentários e iremos te ajudar!
Nos siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo que rola no blog! @newmusic.brasil

Publicado por Editora e gravadora New Music

Editora e gravadora New Music uma nova referência em serviços e conteúdo para autores, produtores e intérpretes. Serviços especializados em gestão de carreiras, edição de fonogramas e produção de conteúdos especializados para autores e intérpretes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: