Tudo o que você precisa saber sobre Distribuição Digital e suas vertentes!

Distribuição digital é um conceito que é muito mais simples do que dá a parecer. Em um breve resumo, é levar a música a todas as plataformas digitais de streamings que conhecemos hoje em dia como, Spotify, Deezer e Tidal. Mas, você sabe todos os passos da distribuição? Confira!

Com a chegada da era digital, a distribuição digital tornou-se o principal recurso que une a gravação final de uma música aos seus ouvintes. Ao assumir o comando, os artistas deixaram de depender das distribuidoras físicas, que costumava ser o único meio para que as gravadoras e os fãs tivessem acesso aos seus projetos.

A distribuição digital proporcionou uma oportunidade maior aos artistas independentes, que buscam crescer por meio da internet e dos seus recursos. Uma distribuição inteligente aumenta a visibilidade do artista, fazendo com que alcance fãs em potencial, levando, assim, sua música a ter um grande número de ouvintes mensais. Claro que, tudo de maneira monetizada. 

Segundo a CNN Brasil, nas plataformas de streamings as vendas de músicas no ano passado, 2021, bateram o recorde de 26 bilhões de dólares monetizados. A receita global subiu 18,5%, por conta de uma grande leva de usuários que assinaram os serviços pagos desses streamings. 

Por isso, nós da New Music Brasil, decidimos desbravar o que é e como funciona a distribuição digital. Mas, antes, vamos entender o que significa o conceito. Confira a seguir!

O que significa distribuição digital?

Em sua tradução literal, a distribuição digital é um sistema de distribuição de arquivos pela internet, sem a necessidade de fazer o uso de nenhuma mídia física, como CD, DVD, disco rígido para armazenamento, espaços físicos, dentre outros. 

A prática no digital tornou-se cada vez mais comum, por se tratar de algo simples e mais rápido de ser feito. O que era aplicado apenas para softwares, agora jogos, músicas, filmes e livros fazem o seu uso. Fazendo com que, uma simples compra, transcenda levando o entretenimento e comércio eletrônico exclusivamente ao virtual. 

A distribuição digital tem como a vantagem principal diminuir o preço dos materiais que você pagaria em físico. Por exemplo, quando um artista distribui seu álbum nas plataformas digitais, é possível realizar a compra do projeto com um preço bem inferior ou ouvi-lo através de um streaming de graça. Já no físico, você precisa comprar o CD físico, que acaba saindo mais caro pelo material. O mesmo acontece quando falamos em livros, jogos e filmes. 

Adentrando um pouco mais ao mundo da música, antes da distribuição digital, os distribuidores entram em acordo com as gravadoras para vender nas lojas (streamings). Hoje, com a distribuição digital é possível que os artistas distribuam diretamente para as lojas online e conseguindo um royalty de 100% em suas músicas. 

E aqui surge mais uma dúvida: como é executado todo esse processo? 

Então, como funciona a distribuição digital?

A distribuição digital tem como primeiro objetivo levar a música para todos os streamings, Spotify, Deezer, Tidal, Amazon Music, dentre outras. Também, levando-a para lojas de música digital como o iTunes e o Google Play. 

Vamos comparar a como era há alguns anos. Antes, para distribuir o seu conteúdo, eram realizados gastos com CDs físicos e eram feitas tiragens limitadas por lote. Dependendo das vendas, as tiragens eram feitas semanalmente ou mensalmente. O projeto era entregue a lojas físicas e eram divididos os lucros com todas elas. 

Hoje, não há mais a necessidade de passar por todo esse processo. Após a sua música estar pronta, não precisa mais gastar para realizar um projeto físico. Agora, basta apenas realizar uma distribuição digital nos principais streamings e, cada vez que os ouvintes baixarem e ouvirem sua música, você recebe a monetização por cada play

Com uma boa estratégia de marketing digital musical, você garante que a sua música vá bem em todas essas plataformas, alcançando milhares de plays, fazendo com que, seus ouvintes mensais aumentem e o seu perfil seja destaque no streaming. 

Os prós não param por aqui, confira os outros!

Benefícios de uma distribuição digital: vale a pena mesmo?

O processo de fabricação de um CD físico é extenso e pode levar meses para ser completado. São custos como, sessão fotográfica, encarte, materiais, dentre outros. O preço de venda é mais elevado por se utilizar de um material físico e, se correr o risco do álbum não ir bem nas vendas, as tiragens eram canceladas.

Com a distribuição digital não temos nada disso. O processo é excepcionalmente rápido e ágil. Basta apenas um par de cliques e pronto, sua música está em todas as plataformas digitais e pronta para ser ouvida. 

Essa escolha irá garantir que você receba 100% dos seus ganhos monetizados, caso decida por distribuir por conta própria. Essa porcentagem pode ser alterada caso opte pela ajuda de distribuidores musicais, onde o lucro será dividido conforme o contrato de cada empresa em particular.

O acordo de distribuição é totalmente maleável e você pode optar por distribuir apenas uma música com um distribuidor. Ficando, assim, livre para sair desse acordo não-exclusivo a qualquer momento que preferir. 

De mãos dadas, andando lado a lado, temos o marketing digital musical. Ele é responsável por impulsionar o seu conteúdo direto com os algoritmos de recomendação, ou seja, mais plays! O digital ajuda a recomendar as suas músicas a pessoas que podem tornar-se futuros ouvintes mensais, começando a criar uma base sólida de fãs.

Tá, entendi o que a distribuição digital pode oferecer para minha música e tomei a decisão de não fazer isso sozinho. O que são as distribuidoras? Vamos lá!

O que é um agregador digital? Entenda o papel importante que ele exerce

O agregador digital é a distribuidora digital. Ou seja, são as empresas responsáveis por não apenas distribuir a sua música, mas também, por montar uma entrega e uma defesa direta da música aos curadores das playlists de curadoria de todas as plataformas de streaming. Esse processo, como muitos pensam, não se trata de uma venda paga, mas sim, de uma estratégia de marketing

Nessa estratégia realizada pelas distribuidoras, podemos encontrar diversos recursos que elas proporcionam. Como, a elaboração do pitch ou pitching, onde é montada uma defesa da música contando um pouco sobre o artista, seus números nas plataformas, seguidores e relevância na mídia, seguido da relevância da música e o porque ela é o próximo sucesso. 

Esse texto elaborado será o que os curadores das playlists de curadoria irão ler e determinar se aquela faixa encaixa nas playlists que o streaming disponibiliza no momento. Além disso, também são disponibilizados link de pre save para a sua música, que ajudará a engajar o seu lançamento. 

As distribuidoras digitais ajudam a conseguir os direitos autorais e conexos, em outras palavras, possibilitam os royalties das músicas. Ou seja, com eles, é muito mais seguro e fácil conseguir a monetização de cada play das suas faixas. 

Atualmente existem várias distribuidoras digitais que são especializadas em distribuição digital e marketing digital musical. O que nos leva a ter um questionamento.

Qual é a melhor distribuidora digital atualmente no mercado?

São várias as distribuidoras que conhecemos no mercado musical. O projeto de marketing e distribuição realizado pela New Music Brasil, reúne métricas de monitoramento e tendências do mercado, garantindo o sucesso em todos os passos que o lançamento de uma música precisa – e merece – ter. 

Com uma equipe que abrange todos os setores da distribuição e marketing digital, a New Music é um exemplo na hora de realizar os processos que cada etapa do lançamento requer. É uma experiência de excelência, atingindo parcerias diretas com streamings como o iTunes. 

São mais de 20 anos no meio musical, emplacando sucessos dentro e fora do Brasil. Caso tenha interesse de saber sobre todas as áreas que a New Music aborda, não hesite em entrar em contato conosco através do email: mkt@newmusic.digital. Estaremos te aguardando para atender todas as suas necessidades em relação a distribuição e marketing digital!

A distribuição digital é, de fato, a maior aposta que um artista pode ter nos dias atuais. Não duvide que ela entregará os melhores resultados para o seu projeto. Se gostou do post, ou se ficou alguma dúvida, nos conte nos comentários que estaremos prontos para te atender! 

Enquanto isso, até a próxima! 😏🎶 

Publicado por Camila Mateiro - Redatora Sênior

Formada em Pedagogia, mas apaixonada pela escrita o suficiente para largar a profissão e ir atrás das letras soltas que formam palavras, que formam frases, que formam parágrafos, versos, músicas… e até mesmo bula de remédio. Nunca sei o que escrever nessas biografias… Virginiana com ascendente em Aquário, lua em Sagitário e Vênus em Câncer, um pequeno complexo de palavras bagunçadas ou apenas uma fã do Jão, filmes de terror, princesas da Disney, livros de poesia, literatura brasileira e The Sims?

14 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre Distribuição Digital e suas vertentes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: