Como a teoria musical pode fazer de você um músico melhor

Se você já está na estrada a anos ou mesmo se entrou para o mundo da música agora, saiba que a teoria musical certamente poderá fazer uma diferença enorme em sua carreira.

Leia este artigo e descubra como é mais fácil escrever músicas, improvisar com uma banda e até mesmo praticar suas habilidades, depois que você compreende a teoria musical.

Teoria Musical

Se você deseja saber como a teoria musical poderá fazer de você um músico melhor a primeira coisa que deve fazer é pensar nela como você faria com gramática e vocabulário no português. Conhecer todas as palavras do dicionário e as regras para usá-las não fará de você um escritor melhor, mas deixará mais fácil o caminho para se tornar um bom escritor. O mesmo vale para aprender a teoria da música.

Entendendo como a teoria irá desenvolver seus ouvidos

Existe esse mito de que aprender teoria musical irá destruir a sua criatividade. E isso meus caros, não poderia estar mais longe da verdade. Note, mesmo tendo um conhecimento básico dela, desenvolverá sua intuição musical e a maneira como você dá voz ao seu instrumento.

Entender a teoria musical auxilia a sua capacidade de se expressar. A coisa mais importante para você desenvolver musicalmente são seus ouvidos. Mesmo que não gaste tempo com os pequenos pontos pretos e as escalas musicais, realmente é necessário desenvolver seus ouvidos para perceber as músicas. Algumas pessoas podem ‘ver’ com seus ouvidos e isso torna-as muito mais criativas.

Existem muitas coisas que se pode fazer para desenvolver seus ouvidos. E uma das maneiras é ter uma compreensão básica da teoria musical.

teoria musical

Você será capaz de unir coração e mente

Aprender um instrumento pode ser o pano de fundo para que a teoria musical flua de uma forma mais natural e descomplicada.

Ao tocar e compreender as notas, arranjos e combinações você será capaz de pegar toda a harmonia, escalas e arpejos e combiná-los com o que sente no momento e esse diferencial de como você coloca as notas juntas e o que você faz com elas é o que faz toda a diferença no mundo.

Ajudará você a encontrar sua voz

De todas as coisas que se pode aprender no instrumento, o mais difícil é encontrar e aperfeiçoar seu próprio som e estilo. Conhecer a teoria musical e a harmonia, as escalas, as chaves relativas e aprender a improvisar pode ser árduos de aprender. Mas, certamente valem o esforço.

Se você não for bom, pode até ficar famoso, é muito mais difícil e demanda um certo “contar com a sorte”. Agora se você for realmente bom a “sorte andará ao seu lado”. Lembre-se, existe muita gente boa no mercado e ser bom é fundamental para alcançar o tão desejado sucesso.

teoria musical

Pode melhorar sua técnica

E forçá-lo a se sentir mais confortável com o seu instrumento. Tudo depende da sua atuação e prática. O segredo é não ser repetitivo e sempre buscar novas alternativas ao que vocÊ já está fazendo com excelência.

Novamente mais uma dica: primeiro aprenda o básico, o “feijão com arroz” e depois vá criando novas formas de fazer sons.

Teoria não deve superar a criatividade

Não que os dois sejam mutuamente exclusivos. A teoria é uma coisa boa de se saber, mas você não pode escrever uma música na teoria. Se tudo o que você está aprendendo é teoria, então você não vai aprender nenhum estilo ou técnica. Aprender músicas de outras bandas ajuda você a entender melhor como a estrutura da música é montada e por que certas notas soam diretamente sobre outros acordes. Você aproveitará mais do que alguém lhe dizendo porque você está nessa chave e é nessa escala.

E aí gostou do conteúdo? Leia também este conteúdo sobre as editoras musicais!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s