Entenda o porque você precisa de uma Editora Musical

Você criou uma música, que tem tudo para ser o maior sucesso, e está super empolgado. Mas, como divulgá-la, publicá-la e administrá-la? E principalmente, como ganhar dinheiro com ela?

Não se desespere, continue a leitura e descubra como uma editora pode resolver estes e outros problemas para você!

Quando você precisa de uma editora?

Quando compomos uma música diferenciada é comum que logo venham pedidos de uso dela em formatos variados (TV, publicidade, cinema…). Se você tem várias composições e pouco ou nenhum instinto para negócios aposte nas editoras musicais.

Elas auxiliam os autores do mercado fonográfico, suscita paixões e tem um papel super importante na indústria da artística.

O que é uma editora?

Editora musical é a empresa que administra repertórios musicais (composições) e licencia usuários em relação às diversas modalidades de sua utilização, como as gravações, comercialização de CDs, arquivos digitais, sincronizações audiovisuais em cinema, TV, etc.

Basicamente, a função da editora é promover, cadastrar, recolher e distribuir aos autores a receita auferida com as obras que representam, ou seja, atuar em todas as áreas que exigem a cobrança e o controle dos direitos de autor conforme estabelecido entre as partes. Em geral, licenciam direitos de reprodução (armazenamento), mecânicos (fonográficos), digitais, sincronização e reprodução de letras.

 Editora Musical

O que eu ganho com isso?

Os percentuais cobrados pelas editoras sobre a arrecadação do compositor com a música variam bastante, dependendo do tipo de contrato e do serviço prestado.

Esses valores variam demais porque algumas editoras apenas administram o catálogo, ou seja, recolhem os recursos. Outras promovem o catálogo, administram o catálogo, editam os usos, têm uma atuação global. Trata-se de uma livre negociação, por isso não há algo tão engessado.

Alguns desses usos podem ser a publicidade, vídeos institucionais, cinema. A internet, sozinha, representa uma infinidade de usos da música, e é muito útil ao artista ter alguém para ajudá-lo, seja uma editora, seja alguém da própria equipe.

Vantagens de ter uma Editora Musical

Aliás, o segredo da música é compartilhar recursos. Se fizer isso com as pessoas certas, o potencial de crescimento é muito grande. Os direitos da música se fatiaram, se esfarelaram quase. Há tantas plataformas e formas de arrecadar que é preciso uma expertise grande. Um autor sozinho não vai conseguir fazer uma boa administração no mundo todo. O direito autoral fica em cada país onde é gerado o consumo, para o autor ir buscar.

Se o autor for relevante aqui e na Europa, digamos, vai ter que ter alguém que vá a Europa cobrar esse dinheiro. São milhares e milhares de linhas de créditos com milésimos de centavos, muitas vezes há créditos não identificados.

Acordos entre autores e editoras eram quase que a regra geral antes da era da produção em casa, da distribuição em meios digitais e das novas formas de divulgação pela internet. Hoje, não poucos artistas que decidem gerir toda a sua obra sem necessitar dessas empresas.

Claro que essa atitude independente requer muita organização. Desde o início. Caso haja erro de cadastro na obra, o crédito fica retido, e o titular nem sabe por quê. Mas esse é um assunto para outro post, e você pode conferir aqui. Para as editoras musicais, o mais importante é a administração do repertório e a busca ativa de novos meios de uso para a música e, por consequência, de ampliação dos lucros. 

Gostou do conteúdo e quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então  aproveite para ler este conteúdo sobre os tipos de contrato com editoras!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s